Desvendando o original hebraico - Imagem (Tselem)

by - 09:39:00


Em Gênesis 1.26, lemos que o homem foi feito à “imagem e semelhança” de Deus. O que significa isso? Analisando o texto original em hebraico, temos uma ideia do que significa ser feito segundo a “imagem” de Deus.
A palavra “imagem” em hebraico é tselem (צלם), que significa “sombra”. A raiz dessa palavra é o termo tsal (צל), que significa “aquilo que é projetado para o lado”, assim como a sombra é projetada ao lado de um objeto. Outras palavras derivadas dessa raiz são tsel (צל) que significa “sombra” ou “defesa” e tsalal (צלל), que significa “fazer sombra” ou “escurecer”.
Vemos, portanto, que em hebraico a palavra “imagem” significa, na verdade “sombra”. Assim, poderíamos entender a expressão “feito à imagem de Deus” como “feito à sombra de Deus”.  
Fomos feitos à sombra de Deus porque “sombra” significa “lugar de refrigério, descanso e proteção”, como no Salmo 36.7, onde lemos que os “filhos dos homens se refugiam à sombra das tuas asas”, ou como no Salmo 91.1, que diz: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará”. Fomos feitos à sombra de Deus porque estamos debaixo de sua constante proteção e porque nele temos descanso.
Descanse à sombra do onipotente, pois você foi feito à imagem de Deus!
::Por Daniel Lago

You May Also Like

3 comentários